Parte essencial do nosso cotidiano, os smartphones hoje são responsáveis não só por nos auxiliarem em tarefas tais como agendas pessoais e de trabalho, mas por nos conectarem com informações do mundo todo.
A internet é fonte de praticamente todas as atividades que realizamos no nosso dia a dia, desde simples pesquisas no Google, até trocas de mensagens pessoais, armazenamento de dados e compras que envolvem números de cartão de crédito e transações bancárias.
Embora façam tudo isso de forma tecnicamente segura, os pequenos aparelhos ainda são alvo de pessoas e grupos mal-intencionados que podem clonar cartões, ter acesso à dados privados e usarem isso como chantagem para extorsão.
Dados sobre celulares no Brasil
Segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, em 2019 o Brasil possuía cerca de 230 milhões de celulares ativos.
Esse número estratosférico se constrói após a adoção de mais de um aparelho por pessoa, principalmente em cidades como São Paulo.
Adotando um celular para uso pessoal e outro para uso profissional, essas pessoas acabam transferindo mensagens e dados muitas vezes sigilosos em seus aparelhos, sem sequer saberem dos perigos que estão correndo de terem seus dados vazados ou vistos por pessoas indevidas.
Mulheres, especificamente, têm sofrido com fotos vazadas na internet, muitas vezes pelos ex-companheiros que usam essa ferramenta como vingança.
Grupos de proteção têm se mobilizado para identificar os agressores e garantir a integridade física e moral das vítimas.
O que é antivírus?
Antivírus, nada mais é, do que um aplicativo instalado no computador/smartphone que oferece proteção em tempo integral contra ataques dos mais diferentes tipos de vírus identificáveis na rede mundial de computadores.
Além de identificar o tipo de infecção, ele consegue bloquear e remover esses invasores, garantindo a integridade dos dados que circulam à todo momento pelos aparelhos.
Por que utilizar um antivírus?
Ao utilizar antivírus, é necessário saber que ele realiza 90% do trabalho, mas cabe ao usuário atentar-se ao tipo de conteúdo acessado, sabendo se a fonte é confiável ou não, além de evitar abrir arquivos suspeitos e de fontes desconhecidas.
Um celular infectado não necessariamente vai apresentar funcionamento diferente logo após a infecção, podendo levar semanas até danificar o aparelho.
O Google, de maneira desconhecida, não dá conta de verificar todos os apps, facilitando assim, a infecção por aparelhos que utilizam o sistema Android.
Usuários de iOS têm menos ocorrências de invasão de vírus, por se tratar de um sistema fechado e de difícil manipulação por amadores, mas isso não significa imunização.
Dos inúmeros tipos de vírus existentes, existem alguns mais comuns em smartphones:
☑️ Keylogger: programas que monitoram os dados transmitidos nos aparelhos, enviados essas mesmas informações à terceiros – sem conhecimento do usuário,
☑️ Adware: um dos mais comuns em aparelhos celulares, exibem um número exagerado de anúncios, aparecendo principalmente em jogos e apps gratuitos de fontes suspeitas,
☑️ Trojan: um dos mais perigosos, roubam informações de maneira silenciosa. Transmitidos através de arquivos anexos em emails, áudios e sites maliciosos.
Por isso, é essencial ter um programa de antivírus confiável e capaz de proteger seus dados e informações a todo o tempo!
Norton Mobile Security
Conhecido como um dos melhores antivírus no mundo digital, o antivírus Norton Mobile Security combina uma interface amigável para quem não está acostumado com esse tipo de app, com uma proteção em tempo integral e contra as principais ameaças.
Para o bom funcionamento desse tipo de programa, é necessário estar atento com a sua atualização.
As ameaças surgem e sofrem alterações a todo momento, cabendo ao usuário permitir que o app faça sua leitura de novas ameaças possíveis e proteja seu aparelho de forma adequada.
Por ser um aplicativo pago, a empresa acaba oferecendo pacotes especiais e descontos para quem compra pacotes que abrangem mais de um aparelho – o que sai muito em conta para quem tem mais de um celular ou quer proteger a família inteira, por exemplo.
O Norton possui ainda funções especiais, como proteção de rede Wi-Fi, segurança do acesso às câmeras dos aparelhos e gerenciamento de senhas.
Assim como investir em um bom sistema de segurança para a sua casa, evitando que pessoas má intencionadas possam entrar, o antivírus funciona como proteção para a casa dos seus dados, no caso, seu smartphone.
Se preferir, você pode conferir outras opções de antivírus para Android aqui.